ETAPAS DESENVOLVIDAS DURANTE A CONSULTORIA EM MELHORIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS
1
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DO CLIENTE
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DO CLIENTE
A primeira etapa de um novo projeto de consultoria em melhoria de processos é o levantamento de dados sobre todo o processo produtivo do cliente. Nesta etapa são coletadas informações dos diversos departamentos da empresa, iniciando pela avaliação dos equipamentos e máquinas e passando pelos setores de CAD, CAM, usinagem, PCP, compras e demais setores envolvidos direta ou indiretamente no processo. Nesta etapa de levantamento de informações sobre a empresa são avaliadas dimensões como qualificação técnica do corpo de funcionários bem como a dinâmica do processo.
2
PLANEJAMENTO E DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE TRABALHO
3
Feito o levantamento inicial de dados, esquadrinha-se todo o processo produtivo da empresa e definem-se estratégias de melhoria para o processo produtivo, enfatizando aqueles pontos considerados "críticos", e que demandam maior atenção para o ganho de produtividade.
IMPLEMENTAÇÃO DA MELHORIA DE PROCESSOS
Assim que a estratégia de ação da consultoria é apresentada e aprovada pelo cliente, passamos para a etapa de implementação das melhorias, onde ocorrem visitas presenciais do corpo técnico da consultoria. Neste momento ocorrem testes, treinamentos, apresentação de melhorias e, por conseguinte, a implementação dos objetivos traçados para o projeto. É importante salientar que o projeto de consultoria é realizado simultaneamente as atividades da empresa, sem perda de produtividade.
VALIDAÇÃO DOS PROCESSOS IMPLEMENTADOS
No decorrer do trabalho de consultoria, e a medida em que melhorias são apresentadas e testadas no ambiente fabril, faz-se a revisão sobre suas vantagens e custo-benefício para a empresa, assim passando pela etapa de validação.
HOMOLOGAÇÃO DE PROCESSOS
A partir do momento em que são validadas, as melhorias do processo produtivo da empresa são homologadas por meio de novos treinamentos e apostilas, desenvolvidas exclusivamente para o cliente, visando manter a padronização e um protocolo único de trabalho. Com este método definido, a empresa passa a operar sob um sistema definido e organizado, sem a interferência de preferências individuais.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DA CONSULTORIA
Durante todo o processo de consultoria, há um acompanhamento dos resultados parciais dos ganhos de produtividade e custo para a empresa, embora seja estabelecido o método de acompanhamento de acordo com as necessidades e expectativas do cliente, normalmente são realizados relatórios mensais, onde constam as atividades realizadas pela consultoria no período, os resultados de testes e implementações validadas e o ganho de produtividade.
Ao final do projeto, é realizadas uma revisão geral da consultoria e elaborada uma apresentação específica sobre as melhorias alcançadas em cada setor da empresa, com seus ganhos, otimização de tempo, redução de custos e outras vantagens inerentes ao projeto.
Além disso, ressalta-se que como a melhoria de processos em uma empresa que opera em um setor tão competitivo como moldes e matrizes deve ser continua, também são apontas novas possibilidades de melhorias futuras.