ETAPAS DESENVOLVIDAS DURANTE A CONSULTORIA EM MELHORIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

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DIAGNÓSTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DO CLIENTE

DIAGNÓSTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DO CLIENTE

A primeira etapa de um novo projeto de consultoria em melhoria de processos é o levantamento de dados sobre todo o processo produtivo do cliente. Nesta etapa são coletadas informações dos diversos departamentos da empresa, iniciando pela avaliação dos equipamentos e máquinas e passando pelos setores de CAD, CAM, usinagem, PCP, compras e demais setores envolvidos direta ou indiretamente no processo. Nesta etapa de levantamento de informações sobre a empresa são avaliadas dimensões como qualificação técnica do corpo de funcionários bem como a dinâmica do processo.  

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PLANEJAMENTO E DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE TRABALHO

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Feito o levantamento inicial de dados, esquadrinha-se todo o processo produtivo da empresa e definem-se estratégias de melhoria para o processo produtivo, enfatizando aqueles pontos considerados "críticos", e que demandam maior atenção para o ganho de produtividade.

IMPLEMENTAÇÃO DA MELHORIA DE PROCESSOS

Assim que a estratégia de ação da consultoria é apresentada e aprovada pelo cliente, passamos para a etapa de implementação das melhorias, onde ocorrem visitas presenciais do corpo técnico da consultoria. Neste momento ocorrem testes, treinamentos, apresentação de melhorias e, por conseguinte, a implementação dos objetivos traçados para o projeto. É importante salientar que o projeto de consultoria é realizado simultaneamente as atividades da empresa, sem perda de produtividade.

VALIDAÇÃO DOS PROCESSOS IMPLEMENTADOS

No decorrer do trabalho de consultoria, e a medida em que melhorias são apresentadas e testadas no ambiente fabril, faz-se a revisão sobre suas vantagens e custo-benefício para a empresa, assim passando pela etapa de validação.  

HOMOLOGAÇÃO DE PROCESSOS

A partir do momento em que são validadas, as melhorias do processo produtivo da empresa são homologadas por meio de novos treinamentos e apostilas, desenvolvidas exclusivamente para o cliente, visando manter a padronização e um protocolo único de trabalho. Com este método definido, a empresa passa a operar sob um sistema definido e organizado, sem a interferência de preferências individuais.

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DA CONSULTORIA

Durante todo o processo de consultoria, há um acompanhamento dos resultados parciais dos ganhos de produtividade e custo para a empresa, embora seja estabelecido o método de acompanhamento de acordo com as necessidades e expectativas do cliente, normalmente são realizados relatórios mensais, onde constam as atividades realizadas pela consultoria no período, os resultados de testes e implementações validadas e o ganho de produtividade.

Ao final do projeto, é realizadas uma revisão geral da consultoria e elaborada uma apresentação específica sobre as melhorias alcançadas em cada setor da empresa, com seus ganhos, otimização de tempo, redução de custos e outras vantagens inerentes ao projeto. 

Além disso, ressalta-se que como a melhoria de processos em uma empresa que opera em um setor tão competitivo como moldes e matrizes deve ser continua, também são apontas novas possibilidades de melhorias futuras.

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